20 de abr. de 2011

Subgêneros do rock: Você os conhece?


 Rock é um termo muito abrangente nos dias de hoje para ser usado sozinho. Com tantas bandas e estilos diferentes, por que não especificar o seu estilo? Porém, nem sempre é tão fácil, afinal, você sabe exatamente a qual estilo pertence aquela banda tanto ouve? Ou aquelas outras que você não ouve tanto, mas curte do mesmo jeito?Pra tentar explicar melhor e ajudar vocês, vou listar os estilos e as bandas mais conhecidas do gênero. Let's go!



O bom e velho Rock And Roll é uma combinação dos gêneros musicais: gospel norte-americano, a folk music e o blues, além do country music e jazz, mas predominantemente afro-americano. Surgiu entre os anos de 1940 e 1950. São consideradas bandas desse gênero The Beatles, The Rolling Stones, Elvis Presley, entre outros.


O Folk rock é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock. O som é composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. Grandes nomes como Bob Dylan, Billy Bragg, Beirut representam o estilo.


O Rock Psicodélico, que surgiu dentro da cena folk, ficou popularizado em 1964. A música psicodélica se refere a um tipo de produção musical que conota reflexão sobre processos internalistas do comportamento, cujos temas exploram bastante a subjetividade, loucura, obsessão, imagens, alucinações e melancolia. As principais características do estilo incluem músicas instrumentais muito longas e efeitos sonoros especiais. Músicos consagrados como The Animals e The Who produziram um grande número de músicas psicadélicas, assim como Pink Floyd, Janis Joplin, The Doors...


Rock progressivo é um estilo de música de rock que surgiu no fim da década de 1960 e recebeu influências da música clássica e do jazz fusion, em contraste com o rock estadunidense, influenciado pelo rhythm and blues e pela música country. Composições longas, com harmonia e melodias complexas, aproximando-se muito da música erudita que por vezes atingia 20 minutos ou mais são uma forte característa do estilo. As bandas mais conhecidas desse gênero são Pink Floyd, Yes, Rush, e Led Zeppelin.


O Glam Rock foi marcado pelos trajes e performances com muitos cílios postiços, purpurinas, saltos altos, batons, lantejoulas, paetês e trajes elétricos dos cantores. Um exemplo famoso seria David Bowie durante a fase de Ziggy Stardust e Aladdin Sane. Ambiguidade sexual percebida era em resumo uma moda. Porém muitas bandas de Hard Rock começaram suas carreiras vestidas pelo Glam.


O termo hard rock é usado atualmente para definir aquelas bandas de rock que tinham ou têm um som muito pesado e veloz para serem identificadas simplesmente como rock and roll, mas que também não têm ou não tinham um som tão pesado assim para serem identificadas como heavy metal. É muito conhecido ainda nos dias de hoje, sendo bem famoso por ser o estilo do AC/DC, Aerosmith, Guns N' Roses, Bon Jovi, Europe, Twisted Sister, Lynyrd Skynyrd, Whitesnake, Kiss, Scorpions, etc.


Eu não posso deixar de falar do Heavy Metal, tão conhecido por todos e com forte ligação ao hard rock . Ele desenvolveu no fim da década de 1960 e no início da década de 1970, influenciado pelo blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um som caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. Os lançamentos do Black Sabbath (Black Sabbath e Paranoid) e Deep Purple (In Rock) foram cruciais nesse meio. Dentre milhares, se destacaram as bandas Judas Priest, Dio, Black Label Society, Motörhead, Slayer, Metallica e Iron Maiden.


No entanto, o New Wave é um género musical que incorporava elementos da música eletrônica musica experimental, e disco assim como o pop dos anos 60. A banda Talking Heads foi responsável pela definição do estilo New Wave. Porém, vieram a surgir outros "New-Wavers" bem como Mink DeVille e Blondie, The Runaways e Dead Boys.


Punk rock é um movimento e cultural que surgiu em meados da década de 1970, que tem como principais características músicas simples, rápidas e agressivas. Com temas que abordam idéias anarquistas e revolucionárias, ou sobre problemas políticos e sociais ou em outros casos, letras com menos conteúdo político e social, como relacionamentos, diversão, sexo, drogas e temas do cotidiano. O visual agressivo, que foge dos padrões da moda, a filosofia "faça-você-mesmo" e as atitudes destrutivas também são outras características do punk. Bandas representantes: Sex Pistols, Ramones, The Clash, The Exploited, Dead Kennedys, Green Day, Offspring, Bad Religion...


Já o Rock alternativo é um gênero de rock surgido na década de 1980 que se tornou bastante popular na década de 1990. Consiste de vários subgêneros oriundos da cena musical independente como grunge e britpop. Pode-se dizer que é o rock um pouco mais comercial. São bandas como 3 Doors Down, R.E.M., The Cranberries, The Pretty Reckless, The Killers, entre outros.


O Grunge foi um estilo de música, voltado para sons pesados e distorcidos, mas sem ser metal .A principal banda desse estilo era o Nirvana, que tinha um som voltado para o alternative. Bandas como Soundgarden e Alice in Chains tinham um estilo mais inspirado no metal e no hard rock, Pearl Jam puxava mais para o lado do hard rock, rock clássico e rock alternativo. Hoje em dia é bem representado pelo Foo Fighters.


Pop punk é um gênero de fusão que combina elementos do punk rock com música pop, em graus variados. O estilo é originário da costa oeste americana, principalmente na Califórnia, iniciada por adolescentes influenciados pela música punk da década anterior e o grunge. Suas músicas tendem para a vida real, problemas adolescentes, humor e sarcasmo, diferenciando-se do punk rock puro desde as músicas mais trabalhadas até o modo de vestir. É o caso do Sum 41, Green Day, Blink 182, MxPx, Yellowcard, New Found Glory, etc.


E Indie rock é um gênero musical surgido no Reino Unido e Estados Unidos durante a década de 1980. É enraizado em gêneros mais antigos, como o rock alternativo, o pós-punk e o new wave. Artistas de indie rock são conhecidos por fazerem questão de manter controle completo de sua música e carreira, lançando álbuns por gravadoras independentes e baseando toda a divulgação de seu trabalho em turnês, rádios independentes e, mais atualmente, na internet. São bandas como Arctic Monkeys, Oasis, Radiohead, Primal Scream, Snow Patrol..




Galera, esses são os subgêneros das bandas mais conhecidas. Dentro de cada um desses há mais subgêneros. Isso foi só uma prévia. Comentem e dêem suas sugestões, afinal esse blog é pra vocês! Caso queiram os subgêneros de outros estilos de música, peçam nos comentários pf.
É isso aí, Rock On!

9 comentários:

ܔܢܜܔV13(๏̯͡๏) disse...

tem o death metal power metal black metal trash metal esse são uns q eu conheço

Anônimo disse...

Gostei :D

Anônimo disse...

Quais são os subgeneros dos anos 50?
Fora rockabilly.

Anônimo disse...

Gostei mais poderia ter mais explicações sou roqueira mais to me especializando mais e mais a internet presisa mais sites que nen esse

natasha brigida disse...

Gostei muito, é muito complicado conseguir distinguir esses subgeneros pois tem uns que sao muito parecidos, se vc poder postar mais coisas sobre outros subgeneros do rock melhor ainda.

Anônimo disse...

gostei, o legal que e um estilo dentro do outro, realmente fica um pouco complicado distinguir os estilo musicais de cada banda, ate por que eu vejo que a maioria das bandas nao seguem regras musicais, sempre tentando fazer diferenciado o bom mesmo e so saber as raizes do rock e beleza e so curtir e sempre da uma olhada na bibliografia de cada banda,pois
da pra ficar imformada,

Anônimo disse...

Gostei! Queria saber mais sobre os subgêneros do Heavy Metal e Hard Rock.
Obrigada! Gabriela

Unknown disse...

Quantos subgêneros existem no total, a regionalidade influencia isso também? O Folk Rock americano é um pouco diferente do europeu. Fala do Industrial depois.

Ivy'antenada disse...

Obrigada! Gostei bastante! Onde posso encontrar as referências bibliográficas, digo em quais fontes posso buscar além do seu blog que me deu um norte para um trabalho?

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Enterprise Project Management